As pequenas empresas no Brasil podem ser consideradas como a "Espinha Dorssal" de nossa economia, fato esse que é comprovado por dados do SEBRE, indicando que 27% do PIB (Produto Interno Bruto) é oriundo de quase 9 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras. Entretanto, tamanha responsabilidade as impõe riscos e desafios que dificultam seu crescimento. São pelo menos três pontos chaves que vamos abordar nessa obra.
Encontrar possíveis talentos e os desenvolver é ponto crucial na perspectiva de crescimento de qualquer pequena empresa, pois empresas gigantescas tem enchurradas diárias de talentos há espera de uma oportunidade, vistos seu multiplos beneficíos para a carreira.
Contudo, e para as pequenas empresas, o que sobra?
A falta de recursos para realizar treinamentos e desenvolvimento profissional desestímula futuros prodigíos a entrarem ou permancecerem por muito tempo dentro de uma organização.
Esses são desafios que nós administradores temos que identificar e propor soluções com o que temos em mãos. Criar ambientes motivadores, positivo, oferecer oportunidades e benefícios para o crescimento profissional, reconhecer o bom desemprenho individuo ou da equipe são desafios a serem avaliados pelos gestores.
Escassez de Recursos
A falta de resursos torna limitado o investimento na infrestrutura das pequenas empresa, geralmente o que se encontra é a destinação de resursos para áreas que vão atender somente os produtos produzidos, deixando de lado a organização fábril, equipamentos, estoque, ferrementas, EPI's e atualemente um item que faz toda a diferença no posicionamento da marca perante o mercado a TECNOLOGIA.
Empresas que não investem em sistemas de automação, organização e contagem tempo real de dados, financeiro, análise de tendências de mercado e feedback dos produtos, tende a ficar para trás da concorrência, recíproca é verdadeira "Se um não faz, sempre há outro que irá fazer".
Marketing e Vendas
A concorrência com empresas maiores e com mais capital em mãos para investir fortemente em diversas áres, torna limitado o espaço para pequenas empresas divulgares seus produtos e conquitarem seus clientes, mas isso ficou no passado, graças ao advento da internet e suas infinitas opções de anúncios e tráfego pago para clientes em potencial que desconhecem a sua marca.
Investimentos em mídias sociais, maketing digital, visibilidade em anúncios, criar websites atrativos e informativos para clientes, participar de feiras e eventos do setor são estratégias que vão impulsionar as vendas.
Lembre-se
De certa forma, o plamenjamento de um plano bem definido aliado as ferramentas necessárias não precisam de centenas de milhares de reais para que funcione, é necessário resiliência, criatividade e capacidade para que os pequenos negócios prosperem.