O SFN ou Sistema Financeiro Nacional, é um conjunto de entidades e instituições que provovem a intermediação financeira, assim sendo o encontro entre os credores e devedores. É por meio deste sistema que as pessoas, as empresas e o governo fazem circular a maioria dos seus ativos, recebendo seus salários, seus lucros, pagando suas dívidas e fazendo seus investimentos.
O SNF é organizado por agentes NORMATIVOS, SUPERVISORES e OPERADORES.
Vamos lá, a cada um deles!
Os Normativos determinam suas regras para o bom funcionamento do sistema. Já as entidades Supervisora trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras estabelecidas pelos órgaõs normativos. E os Operadores são as instituições que ofertam os serviços financeiros, executando o pepel de intermediadores.
São exemplos de Órgãos Normativos:
CMN - Conselho Monetário Nacional;
CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados;
CNPC - Conselho Nacional da Previdência Complementar.
Os Órgaõs Supervisores tem a premissa de supervisionar as instituições operadoras e integrantes do SFN para garantir que estão exercendo suas atividades segundo as regulamentações e diretrizes determinadas pelos órgãos normativos.
Exemplos de Órgaõs Supervisores:
BACEN - Banco Central;
CVM - Comissão de Valores Mobiliários;
SUSEP - Superintendência de Seguros Privados;
PREVIC - Superintendência Nacional da Previdência Complementar.
Já os Órgãos Operadores englobam uma variedade de instituições que mantém contato direto com o público e desempenham funções intermediárias nas negociações financeiras, captando e alocando os recursos para diferentes fins.
Exemplos de Órgaõs Operadores:
Bancos Comerciais - Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil...
Bolsa de Valores - B3,
Seguradoras e Resseguradoras de Crédito...
Algumas informações a respeito de algumas instituições participantes do nosso sistema:
O que é o CMN?
O Conselho Monetário Nacional é o órgão que está no topo do SFN, o mais importante de todos, ele detém o poder sobre todas as outras instituições que operam no Brasil. Para que haja a garantia de um bom funcionamento do sistema, com o desenvolvimento ecônomico e estabilidade da economia, o CMN controla a política da moeda e do crédito no país.
Vamos lá, ele tempo por objetivo estabilizar a moeda nacional e manter o desenvolvimento socioeconomico do Brasil. Ele divulga as chamadas regras gerais que todas as instituições que atuam no sistema financeiro devem seguir.
Também é de sua RESPONSABILIDADE:
Fazer com que os meios de pagamento esteam de acordo com as necessidades da economia;
Utlizar os recursos estrangeiros de forma adequada, equilibrando o valor externo da moeda nacional;
Cuidar da liquidez, ou seja, a capacidade de transformar um ativo em dinheiro;
Autorizar em conjunto com o Banco Central a emissão de papel-moeda;
Aprovar alterações e orçamentos solicitados pelo Banco Central;
Regulamentar operações de redesconto, descontos, comissões e Taxa de Juros.
O Conselho Monetário Nacional é COMPOSTO por:
Ministro da Economia;
Presidente do BACEN;
Secretário Especial da Fazenda.
O que é o BANCO CENTRAL?
Conhecido como BACEN, BCB ou BC é uma instituição responsável por executar e fiscalizar as entidades financeiras de acordo com as normas criadas pelo CMN. Ele fiscaliza a atividade financeira, garantindo que todas as instituições atuem de acordo com a lei.
Ele tem como responsabilidade garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional do país, e tem responsabilidade de regulamentar o sistema financeiro.
Sendo responsável pela regulamentação, ele controla as instituições que podem ou não poerar no país. Toda e qualquer instituição financeira está sujeita a fiscalização do Banco Central.
O BACEN é popularmente conhecido de o Banco dos Bancos.
Suas PRINCIPAIS funções são:
Controlar a Inflação, o principal instrumento do Banco Central é arbitrar sobre a Taxa de Juros da economia, à Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Através dela, a autoridade monetária BACEN tem a capacidade de controlar a quantidade de moeda em circulação no país.
É também de sua RESPONSABILIDADE:
Responsável pela reserva de moeda estrangeira no país;
Supervisiona o Sistema Financeiro;
Atua no Mercado de Câmbio;
Emitir a Moeda Nacional, no nosso caso o real.
Imagens Google